top of page

Quem sou eu?

Barbara Marques

Meu nome é Bárbara, tenho 31 anos, sou casada e formada em Engenharia Ambiental. Entrei nessa vida de concurseira aos 27 anos, depois de uma demissão na iniciativa privada, na qual nunca faltei 01 dia sequer, nem com atestado médico, rs! Após várias decepções em empresas que não deram valor algum ao meu trabalho, conheci esse mundo dos concursos, através de uma amiga já concursada, e me encontrei!

Quando comecei a estudar procurava sempre concursos aqui na minha região de Campinas, como prefeituras e câmaras. E sem saber estudar e sem planejamento algum eu sempre começava a estudar com os editais abertos e estudava a matéria que me dava vontade no dia, rs. Em 2017, fiquei sabendo do edital do Tribunal de Justiça de SP, no qual não obtive sucesso fazendo apenas 65 pontos. Nesse meio tempo prestei alguns outros concursos municipais da Vunesp, em nenhum deles eu consegui passar nas vagas, mas isso me serviu de bagagem para o próximo TJ-SP que viria. Depois disso, fiquei sabendo que teria outro concurso para o TJ-SP, dessa vez para a região do interior! 

Comecei a me preparar novamente no final de Outubro de 2017 e o edital saiu dois meses depois. Provas no final de março. Era a minha nova chance de fazer tudo de novo, só que dessa vez da maneira certa! Montei um planejamento no Excel, onde eu fiz a divisão das matérias e segui à risca o cronograma. Entendi a forma de cobrança da Vunesp, resolvendo muitas questões e lendo muito a legislação. Percebi que para algumas matérias como Normas da Corregedoria e Processo Civil não tinham muitas questões e comecei a criar as minhas próprias. Foi daí que veio a ideia de criar o meu Pacote de questões inéditas para o TJSP! E com isso descobri uma nova paixão, que é elaborar questões para concursos públicos! 

Por fim, chegou a data da prova e o nervosismo tomou conta de mim, principalmente, quando chegou na parte de matemática. Das 06 questões, acertei apenas 01. Isso me tirou do jogo. Fiz 85 pontos e faltou apenas 01 pontinho para eu atingir a nota de corte da região que escolhi. Mas se não fosse esse episódio, o Alvo no TJ não existiria, pois foi exatamente por conta desse 01 ponto que resolvi criar o Instagram @alvonotj!

Agora estou na luta estudando novamente, rs. Depois dessa última prova, do TJSP, prestei o concurso da Prefeitura de Campinas, para agente administrativo e fui aprovada! Enquanto a lista de Campinas não chega em mim, continuo prestando provas da Vunesp e estudando para o concurso do TJSP e Oficial de Promotoria do MPSP.   

Quero deixar claro que eu nunca fui uma aluna exemplar, sempre fui muito preguiçosa com os estudos, era aquela aluna da turma do fundão que não ligava para nada! Tanto na escola como na faculdade passava de ano raspando, rs. E se eu consegui ter uma evolução nos concursos, estudando de uma maneira eficiente, você também consegue! 

“Se projetas alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos”. Jó 22.28

bottom of page